Casas de Madeira – uma opção interessante

Publicado em 11 de Julho de 2010 por  

Comuns no estrangeiro, mas ainda raras em Portugal, as casas de madeira têm, ao longo dos últimos anos, vindo a expressar-se mais activamente no mercado nacional, através do surgimento de um número cada vez maior de empresas dedicadas à construção das mesmas. Pela sua atractividade estética e supostas vantagens consigo comportadas, as casas de madeira têm vindo a atrair cada vez mais entusiastas que buscam, através da exploração deste formato habitacional, usufruir de um espaço que lhes possa proporcionar a melhor qualidade de vida possível.

No entanto, a par do desenvolvimento do interesse por estas opções habitacionais, surgem sempre inúmeras dúvidas em relação às vantagens e desvantagens que delas poderão ser retiradas. Vejamos então aquilo que o comprador poderá esperar ao adquirir uma casa de madeira.

Vantagens

Preço

Apesar de não representar uma regra, o preço de construção de uma casa de madeira poderá, frequentemente, ficar muito mais baixo do que o de construção de uma casa de alvenaria. Dependendo das características da mesma, o comprador poderá experienciar uma poupança de mais de 30% na compra da sua habitação, ao preferir que a mesma seja construída em madeira.

Tempo de construção

Para aqueles cujo tempo de construção de uma casa representa um importante factor a ter em conta, certamente que a escolha de uma casa em madeira poderá revelar-se uma excelente opção. Tendo um tempo de construção que, frequentemente, não chegará a ultrapassar os 100 dias, estas casas poderão livrá-lo de todos os inconvenientes de ter de esperar uma quantidade excessiva de tempo pela sua finalização.

Excelente isolamento térmico

O isolamento térmico oferecido pela madeira funciona como um excelente regulador de calor, ao ajudar a manter a temperatura interior da casa em níveis amenos. Nem muito calor de verão, nem muito frio de Inverno, é aquilo com que os proprietários de uma casa de madeira poderão contar.

Durabilidade

A durabilidade de uma casa de madeira não deverá constituir preocupação para o seu comprador, uma vez que a mesma poderá oferecer uma resistência aos testes do tempo tão boa quanto as casas de alvenaria, tendo uma longevidade que, facilmente, ultrapassará os 400 anos.

Manutenção

Ao contrário daquilo que muitos poderão pensar, a manutenção de uma boa casa de madeira está longe de ser um bicho de 7 cabeças, podendo até, sem grande dificuldade, ser executada pelos próprios moradores. Uma simples renovação das camadas protectoras de verniz deverá ser o único procedimento necessário a uma adequada manutenção da sua casa. E o melhor disto tudo é que tal processo só precisará de ser efectuado, em média, de 5 em 5 anos para o interior da casa, e de 15 em 15 para o exterior.

Conclusão

As vantagens são muitas e merecem ser bem ponderadas. Claro que, como tudo na vida, as desvantagens continuam bem presentes, sendo uma delas a menor resistência destas casas a determinadas catástrofes climatéricas, como é o caso de cheias. Ainda assim, todos os benefícios que poderão ser retirados da compra duma casa de madeira são mais do que razão para uma avaliação cuidada da possibilidade de compra da mesma.

E você já tinha pensado nesta possibilidade? Deixe a sua opinião nos comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

29 Comentários em "Casas de Madeira – uma opção interessante"

  1. publicidade online on 3 de Agosto de 2010 às 10:40 

    O esolamento é excelente, só exige manutenção. mas isso todas exigem e fica muito melhor uma casa em Madeira.Gosto

  2. Joliveira on 6 de Agosto de 2010 às 14:47 

    Olá, bem-vindo!

    Já tem alguma experiência com casas de madeira?

    Cumprimentos,

    Joliveira

  3. SandroCeara on 28 de Agosto de 2010 às 19:56 

    Sou Brasileiro, do Estado do Rio Grande do Sul (Agora moro em Fortaleza, Ceará) e lá são muito comuns as casas de madeira.
    Eu mesmo construi uma (Eu não, os marceneiros, rsrs).

    Realmente, a construção leva menos de 100 dias.

    Quando você compra o madeirame, envia uma cópia da planta e as peças já vem todas cortadas no tamanho e quantidade exata, sem sobras nem perdas.

    Óbviamente, as paredes do banheiro são feitas em alvenaria.

    Se o assoalho também for feito de tábuas a casa precisa ser elevada cerca de 40cm, para haver “ventilação” e a madeira não apodrecer com a umidade (a da foto, podemos perceber que ela é elevada).

    Realmente, a economia fica em cerca de 30% em relação á casa de alvenaria, mas não por conta do material, que custa quase o mesmo para ambas.

    A economia se dá na mão de obra, uma vez que um bom marcenerio com dois ou três ajudantes “monta” a casa rapidamente.

  4. Joliveira on 28 de Agosto de 2010 às 21:46 

    Oi Sandro,

    bem-vindo ao Bricolage Total e obrigado pelo seu contributo para esclarecer mais ainda algumas vantagens das casas de madeira.

    Cumprimentos,

    joliveira

  5. SandroCeara on 29 de Agosto de 2010 às 0:01 

    Obrigado, Joliveira.

    Apenas á título de curiosidade, quem trouxe a “tecnologia” da construção de casas de madeira para o Brasil (Principalmente a região sul) foram os imigrantes italianos e alemães.

    Outra curiosidade é que, até pouco tempo, as cumeeiras dos telhados eram muito altas (como na Europa), para facilitar o deslizamento da neve, coisa que não existe aqui no Brasil.

  6. Jaqueline -terapeuta floral on 29 de Agosto de 2010 às 1:22 

    Já sim já tinha pensado nesta possibilidade.Adorei as dicas,as casas de madeira são bem raras mesmo.Aqui na minha cidade com mais de 80mil habitantes deve ter no maximo umas 5 (mas eu só ja vi 3) e são lindas mesmo.

  7. tom on 29 de Agosto de 2010 às 2:07 

    e bom casa de madeira pq com pouco dinheiro vç consegue faser a casa dos seus sonhos sem gastar muito ao contrario de casas de alvenaria q o material e caro e a mao de obra tbm

  8. Joliveira on 29 de Agosto de 2010 às 15:22 

    @ Sandro Mais uma vez obrigado pela informação que pode ajudar quem está a procurar mais informação de casas de madeira!!

    @ Jaqueline Bem-vinda e Obrigado pelo comentário. Em que cidade vive? Vi o seu blog e achei interessante. Talvez possa contribuir neste artigo aqui: Escolher uma planta

    @ Tom Bem-vindo e Obrigado pelo comentário. De facto os custos e a qualidade são dois factores a ter em conta na construção de casa de madeira.

    Cumprimentos a todos,

    joliveira

  9. Luh on 29 de Agosto de 2010 às 17:54 

    Beleza, daí bate um ventinho e cadê casa?

  10. SandroCeara on 31 de Agosto de 2010 às 1:24 

    Luh, por favor, não diga uma coisa dessas!

    Uma casa de madeira não usa o mesmo material com o qual é feito um armário de cozinha, por exemplo.

    Ela é feita de madeira maciça!

    O vento (vendaval) que derruba uma casa de madeira, derruba uma casa de alvenaria!

    Para uma ventania derrubar uma casa ela precisa conseguir afetar o telhado da mesma. Aí, acontece um “efeito dominó”.

    Acontece, que o telhado de uma casa de madeira e de uma de alvenaria, são idênticos!

    Tome como exemplo os Estados Unidos da América, onde as casas de madeira são muito comuns. E lá, como sabemos, são comuns os tornados.

  11. Sérgio Vieira on 27 de Setembro de 2010 às 3:26 

    Parabéns pelo site, sou de Ipatinga MG, uma região muito quente.

    acabei de adquirir minha casa de madeira pela “master house”, modelo colonial 173m, a expectativa é grande vão iniciar a construção em outubro 2010, tomara que eu goste da casa pois vai ser pra vida toda (rs, rs, rs, não pretendo construir outra), optei pela casa de madeira para fugir da bagunça de construção de alvenaria, e também por parecer ser uma casa bem confortavel, espero que eu esteja certo, senão minha mulher me mata, quanto ao preço é praticamente o mesmo da alvenaria, levando em conta padrão médio de acabamneto.

    tenho algumas duvidas se houver como alguem tira-las por favor.

    1º- é possivel fazer seguro pra uma casa de madeira? já sei que o banco real não faz.

    2º- estou com duvidas quanto a decoração interna da minha casa, sei que não é possivel acompanhar a decoração de uma casa de alvenaria, existe algum site para que eu possa ter uma noção, tenho medo de contratar uma decoradora e não ficar legal, levando em conta que as casas de madeira são pouco comums em minha região.

    3º- sintecar o piso de madeira é uma boa opção?

    4º- as casas de madeira amenizam mesmo o calor? minha região é muito quente, ouvi comentarios que ela ameniza o calor durante o dia e a noite ela libera todo o calor pra dentro da casa, isto é verdade?

  12. Joliveira on 27 de Setembro de 2010 às 22:10 

    Olá Sérgio Vieira,

    bem-vindo ao Bricolage Total!

    Vou tentar ajudar, mas sugiro ainda que possa colocar as suas questões no nosso fórum onde tem muito mais membros a ver e a poder ajudar: Veja aqui:

    http://forum.bricolagetotal.com

    Quanto às questões:
    1º – Não conheço a realidade brasileira nesse aspecto, uma vez que sou de Portugal,
    2ª – Veja algumas ideias aqui: http://eudecoro.com/artigos/25-ideias-para-decorar-casas-madeira
    Talvez ajude!
    3º – O que quer dizer com sintecar??
    4º – Sim, têm essa vantagem no que respeita às questões térmicas.

    Espero ter ajudado,
    depois vá deixando a sua opinião de alguém que está já vivendo numa casa de madeira,

    Cumprimentos,

    Joliveira

  13. SandroCeara on 28 de Setembro de 2010 às 1:08 

    @Sérgio Vieira,

    Amigo, se você a financiou, ela automaticamente está segurada. Caso contrário, tenho que pesquisar.

    A decoração interna é exatamente igual á uma casa de alvenaria. A madeira suporta (em alguns casos até melhor) qualquer tipo de fixação e peso (como um suporte para televisão).

    Sinteco para o assoalho(um tipo de tinta) é a melhor opção.

    Quanto á questão do calor, se você adquiriu uma casa com “parede dupla”, sim, ela ameniza o calor.

    Para a pintura: Tinta á óleo!

    Qualquer dúvida, diz aí!

    Abraços!

  14. Sérgio Vieira on 28 de Setembro de 2010 às 3:26 

    valew pelas respostas pessoal,

    Sandro, a casa que comprei é de parede simples, 2,5 a 3,5 cm de espessura, será que ela vai amenizar o calor?

    li em uma revista que seria bom enterrar um cano 20cm abaixo da terra ao redor da casa e fazer furos, e a cada 5m colocar un cano na vertical para poder bater veneno uma vez ao ano e assim esta criando uma barreira ao redor da casa, essa informação procede?

  15. Gustavo on 18 de Novembro de 2010 às 16:19 

    Ola a todos,
    Trabalho em uma empresa de casas de madeira para Brasil e exterior(existem uma grande variedade de madeira e as casas podem ser customizadas pelo nosso arquiteto.) a empresa esta situada no parana. Se alguem tem alguma duvida por favor entre em contato pelo email ou telefone 41 96613684 ficarei feliz em atende-lo.

  16. Elizângela on 7 de Dezembro de 2010 às 13:28 

    Bom dia à todos, gostaria de saber mais sobre as casas, vejo que são bastantes entendidos e gostaria que me dissessem um pouco mais! vi que alguns teem má experiência e tenho um certo receio…

    tenho um terreno em Portugal e creio que ha viabilidade de licença, mas nao sei se vale a pena esperar, pois sei que demora muito!!!!

    tem um site que vi e é bastante completo (www.casamadeira.org), tive com eles e me apresentaram propostas muito boas com preços muito abaixo dos outros que ja vi!

    se puderem deem uma olhada nesse e me digam caso haja algum outro melhor!!!!

  17. Joliveira on 7 de Dezembro de 2010 às 21:12 

    OLá Elizângela,

    este artigo já vai tendo bastantes comentários, é sinal que é um assunto procurado.

    Fica a sugestão de virem até ao nosso fórum trazer este tópico 🙂

    Afinal as casas de madeira são um mundo.

    Cumprimentos,
    Joliveira

  18. Antonio Sobral on 26 de Dezembro de 2010 às 20:43 

    Sem dúvida uma forma interessante de construção. Pena não haver muita informação na web.

    Encontrei um site que me pareceu ter bastante informação sobre casas de madeira:
    http:// casasprefab.blogspot.com

  19. Joliveira on 26 de Dezembro de 2010 às 21:44 

    OLá António Sobral

    Obrigado pela sugestão.

    Cumprimentos,
    Joliveira

  20. leonor on 28 de Dezembro de 2010 às 17:13 

    Sandro para a pintura da madeira não seria melhor tinta esmalte do que tinta a óleo? Tenho uma revista de arquitetura antiga que a proprietaria de uma casa de madeira na região praiana do Rio de Janeiro pintou toda a casa com tinta esmalte: azul, verde e branco, acho que ela usou também amarelo (não lembro bem) tudo em tons claros. Ficou lindo. Ah! ela fez pintura tipo pátina (diluída com solvente) e aparecendo um pouco a madeira. Mas podia também ser de pintura normal sem ser pátina.

  21. Lenil on 19 de Fevereiro de 2011 às 15:27 

    Bom dia.
    Meu nome é Lenil,atualmente moro em São Luis-MA
    Estou fazendo um trabalho e gostaría de saber se vc tem algum material que fale sobre a contrução em casas de madeira!
    Tipo: vantagens,desvantagens,qual clima ideal para esse tipo de contrução etc.
    Desde já obrigado.

  22. Thayse Araújo on 17 de Abril de 2011 às 20:53 

    Já fiquei em uma casa de madeira em um feriado e por ter gostado muito comprei uma da empresa A Master House. Tudo que disseram acima quanto a custo da construção e tempo realmente são verdade se conseguirem escolher uma boa empresa. Infelizmente não foi meu caso e agora a casa está com as paredes montadas há 3 semanas sem manta térmica e telhado pois a empresa não mandou até hoje. O kit de madeiras chegou com 4 meses de atraso e 6 meses após a assinatura do contrato.
    Acredito que isto deve causar problemas na madeira pois ela ainda não recebeu o verniz, observo que algumas do telhado já começaram a entortar. Sabem me dizer quanto tempo a madeira pode ficar exposta ao tempo sem o verniz?
    Agora estou pretendendo comprar eu mesma os materiais para terminar a casa, pois a Master House não nos dá um retorno a respeito dos materiais. Espero que o Sérgio Vieira tenha tido mais sorte com esta empresa.

  23. Sérgio Vieira on 6 de Maio de 2011 às 2:59 

    boa noite thaize, engraçado este é o nome da atendente da empresa “master house”, olha só, visite o site http://www.reclameaqui.com.br, voce vera que não é a unica a ser enganada por esta empresa, turma de picaretas, estou na mesma situação, aguardando aqueles pilantras mandarem o resto do material, minha madeira tb esta empenando, eu sou de ipatinga mg e voce é de que cidade ?, esta em minas tambem, foi o leonardo assis, aquele vendedor sem vergonha que te atendeu, boa sorte para nós.

  24. Pedro Antunes on 7 de Julho de 2011 às 16:54 

    Acho uma excelente alternativa à construção convencional.

  25. lucimara reis on 11 de Setembro de 2011 às 21:05 

    Copiando Sergio Vieira. Tenho a mesma duvida. Sandro, a casa que comprei é de parede simples, 2,5 a 3,5 cm de espessura, será que ela vai amenizar o calor?
    Moro em uma região muito quente, nordeste do estado de SP, divisa com MS.
    lucimara reis

  26. Ana Terra on 21 de Junho de 2012 às 18:47 

    Boa tarde!
    Quero pintar o interior de uma casa de madeira, mas não acho na internet nada que possa me orientar, nem mesmo fotos eu encontro.Poderiam me ajudar me enviando algumas fotos e dicas?

  27. Hans Ghijs on 7 de Fevereiro de 2013 às 15:58 

    Muito bom dia, temos ca em Portugal uma casa nova em madeira, com sistema de construção “Préfabricado” ou “Post & Beam” quase um ano.
    A casa esta quase por 100% Isolado & Vedado, mas temos dentro a casa muita “Humidade” que atinge os 80%!
    O responsável da fabrica disse que e por “a nossa proposita falta” de não abrir janelas e portas tambem durante a noite.
    Este situação de humidade esta a préjudicar muito a nossa saude.
    Sempre foi dito que eramos a unica casa que tinha este problema!
    Agora fomos ver a mesma casa tambem em Portugal da mesms fabrica, ela tem 2 anos e tem o mesmo problema, ainda pior do que nós.
    A fabrica não aceite qualquer resonsabilidade.

    Esperando uma resposta.

    Com os nossos melhores cumprimentos.

    Hans & Lucy.

  28. robson russo on 1 de Maio de 2013 às 21:57 

    gostaria de saber o preco do metro quadrado da casa em madeira fico no aguardo obrigado

  29. Fátima on 5 de Setembro de 2013 às 22:16 

    Boa noite!
    Estou querendo comprar uma casa de madeira, pode me dizer qual o tipo de madeira ideal e mais resistente.
    Um dúvida quanto a manutenção das casas de madeira.
    Lá em cima diz que é preciso passar verniz no interior
    de 5 em 5 anos e exterior de 15 em 15 anos…não é o contrário?

    Att,
    Fátima

Deixe uma resposta.
Pode ter uma imagem junto ao seu comentário se tiver um gravatar!