Como montar uma cabine de banheira

Publicado em 14 de Janeiro de 2009 por  

ChuveiroRecebemos, através página dos contactos deste blog, o seguinte pedido de um leitor, ao qual vamos responder:

Gostaria de saber como montar uma cabine de banheira e quais os materiais necessários.

Aqui fica a nossa resposta que esperemos ser útil:

Por vezes nas banheiras usam-se cortinas para evitar que a água saia para fora. Estas cortinas devem ser limpas e substituídas com alguma regularidade. Um outro processo é o uso de cabines de banheira, que apesar de ser algo mais caro é também mais duradouro e mais eficiente.

Montar uma cabine para banheira ou uma cabine de duche (num poliban) é simples. Estas cabines, também designadas por painéis ou resguardos, são normalmente em acrílico e podem ser compradas em lojas da especialidade (de sanitários) ou em grandes superfícies como Leroy Merlin, Aki, Izi, Maxmat se for em Portugal.

Passos iniciais

No entanto, antes de adquirir a cabine para a banheira é necessário medir os lados da banheira onde irá levar o resguardo. Esta medição é feita pela zona externa da banheira. Em algumas casas de banho apenas será necessário resguardo num dos quatro lados da banheira, porque os outros três lados são parede. O mais habitual é que o resguardo fique em dois dos quatro lados da banheira. Para além da medição destes lados é por vezes útil medir em altura para ter uma ideia da altura desejada.

Estas cabines têm habitualmente tamanhos universais e podem ainda ser ajustáveis, mas há ainda lojas onde podem ser feitas à medida.

Para além da cabine deve ainda adquirir silicone para vedar o espaço que vai ficar entre a banheira e a cabine. O silicone deve ser apropriado para casas de banho (de preferência anti-fungos). Caso o modelo de cabine que adquirir não tenha parafusos para fixar à parede deve também comprá-los.

A montagem

A montagem inicia-se com a marcação dos locais a furar na parede, habitualmente dois de cada lado, com o apoio da parte metálica que vai ficar fixa na parede. Deve existir algum cuidado nesta marcação, pois devem ficar totalmente na vertical. Depois de marcar fura-se com broca adequada, coloca-se a bucha, as partes metálicas e aparafusa-se. Há depois parafusos que fixam a restante estrutura, incluindo as portas deslizantes a estas partes metálicas.

Fixada a estrutura coloca-se o silicone (apenas) na parte exterior da banheira eliminando totalmente os espaços entre a cabine e a banheira, bem como entre a estrutura metálica e a parede. O tempo de secagem (que é muitas vezes 24 horas) deve ser respeitado antes das primeiras utilizações.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

6 Comentários em "Como montar uma cabine de banheira"

  1. Manuel Peixe on 14 de Janeiro de 2009 às 19:03 

    SR. Oliveira muito obrigado pela ajuda e também pelas recomendações.

    Sem outro assunto,

    M.Peixe

  2. Joliveira on 14 de Janeiro de 2009 às 23:32 

    Olá Manuel, Obrigado pelo comentário!
    Esperamos que sua questão tenha ficado esclarecida, não hesite em colocar outras questões ou pedidos de esclarecimento, sempre que necessitar.

  3. Canalizadores Lisboa on 18 de Novembro de 2010 às 20:09 

    Parabéns pelo site!

    Sou da área e por vezes vejo por ai sites com tantas asneiras…

    Os seus artigos são elucidativos e com muito boas recomendações!

  4. Joliveira on 18 de Novembro de 2010 às 20:37 

    Obrigado pelo comentário e pela opinião deixada.

  5. Mário Canalizador on 7 de Dezembro de 2010 às 16:48 

    Antes de mais, parabéns pelo artigo sobre como montar uma cabine de banheira. Só uma dica: normalmente, ao fazer os furos e aplicar a manete de duche eu costumo também colocar silicone. É que não raras vezes a água infiltra-se aí e depois começa a minar o furo e quando der por ela já levou com a bicha e a manete na cabeça!

    Abraço,

    Mário Canalizador

  6. Joliveira on 7 de Dezembro de 2010 às 21:08 

    Olá Mário!
    Ora aí está uma boa dica! Obrigado.
    Cumprimentos,
    Joliveira

Deixe uma resposta.
Pode ter uma imagem junto ao seu comentário se tiver um gravatar!