Calcular a quantidade de mosaicos necessária
Colocar um pavimento ou revestimento com mosaicos ou azulejos não é difícil e pode ser feito mesmo com pouca experiência, desde que se tenha algum gosto e vontade de fazer este tipo de trabalho. No entanto, não é sobre isso que vamos falar no artigo de hoje, embora estejam já disponíveis alguns vídeos no nosso vídeoblog onde se podem ver técnicas aconselhadas para a colocação de revestimentos.
Precisa de calcular a quantidade de mosaicos ou azulejos?
1º passo – Calcular a área
Para calcular a quantidade de mosaicos para um pavimento ou a quantidade de azulejos para paredes devemos primeiro calcular a área do chão ou das paredes. Em salas, quartos ou divisões rectangulares o cálculo é fácil, basta multiplicar o comprimento pela largura. Por exemplo, uma sala rectangular em que os lados medem 6,5m e 4,2m tem de área 27,3m2. Quando as divisões não têm um formato rectangular, tendo por exemplo, um formato de L ou de T, uma técnica para calcular a área consiste na divisão do espaço em vários rectângulos. Depois é só calcular a área de cada um e somar.
De modo semelhante se pode calcular a área de paredes onde se pretende fazer um revestimento com azulejo, multiplicando a altura pretendida pelo comprimento em cada parede e somando depois todas estas áreas.
2º passo – Calcular a quantidade de mosaicos
Calculada a área, será necessário escolher o tipo de mosaico ou azulejo. Resta depois saber quantos mosaicos serão necessários. Na maior parte das caixas de material é feita a referência à quantidade aproximada de metros quadrados por caixa. Nestes casos divide-se a área do local pela quantidade de cada caixa, decidindo o número de caixas necessárias.
E se quisermos saber a quantidade de mosaicos necessária?
Para responder a esta questão construímos uma calculadora de mosaicos em Excel que pode ajudar. Temos duas opções disponíveis: mosaicos quadrados e mosaicos rectangulares. Para calcular a quantidade de mosaicos necessária basta introduzir a área do local e as medidas do mosaico. Será dada a quantidade de mosaicos a adquirir, que nunca deve ser comprada “à justa”. Os cortes, as quebras e as eventuais futuras substituições são pontos a considerar, pelo que deve adquirir sempre mais do que o necessário.
Poderá fazer o download a partir do seguinte link:
Calculadora de quantidades de mosaicos (48,0 KiB, 24.568 acessos)
Pode ainda distribuir o ficheiro tal como está e da forma que quiser.
Em breve teremos novos simuladores e calculadoras úteis disponíveis na página de downloads.
bricolagetotal no diHITT on 23 de Janeiro de 2009 às 1:36
Calculadora de mosaicos…
Uma planilha gratuita para ajudar no cálculo de mosaicos necessários. Um projecto de Bricolage Total….
GUERREIRO on 29 de Janeiro de 2009 às 15:19
PARABENS,EXCELENTE BLOG,EXCELENTES DICAS,MUITA QUALIDADE ,UM NICHO MUITO BEM ESCOLHIDO,VAI SER SUCESSO GARANTIDO .
GUERREIRO
Joliveira on 29 de Janeiro de 2009 às 22:12
Olá Guerreiro,
Obrigado pelo comentário. Continue a visitar-nos, em breve teremos grandes novidades!
Mário Gomes on 12 de Março de 2012 às 9:08
Olá bom dia à equipa deste site.
Eu andava à procura de informações de rebarbadoras para cortar ladrilhos, e dei com o vosso site/blog ou forum.
Ao ler a vossa página que estava no Google, vi a vossa informação de como “Calcular a quantidade de mosaicos necessária” e da forma com será possível fazer, através do vosso trabalho feito em Excel.
Achei muito útil o vosso trabalho feito.
Muito bom.
Melhor ainda, porque os senhores permitem a qualquer um poder ter o vosso trabalho gratuitamente.
Amadores ou profissionais, estamos sempre a aprender uns com os outros.
Sempre a evoluir positivamente.
Se me permitem, gostava de fazer um comentário evolutivo sobre este trabalho, que no meu ver torna-o ainda melhor, e mais esclarecedor para quem não tem experiência, e para quem a tem, melhor ainda. No 1º contacto com o Excel, fiquei um pouco confuso sobre a informação que é pedida para colocar as dimensões tanto nos mosaicos quadrados (lado do mosaico)como nos rectangulares (“lado 1 do mosaico”; “lado 2 do mosaico”). Na primeira interpretação, pareceu-me estarem a referir-se à espessura da peça e não a um lado da dimensão da peça. Se for possível fazer, porque não adicionar uma imagem representativa do lado do mosaico ou ladrilho (“lado do mosaico”; “lado 1 do mosaico”; “lado 2 do mosaico”),a que se está a referir o pedido da dimensão em causa.
Bom Trabalho.
Obrigado.
Mário Gomes
JO on 27 de Maio de 2012 às 20:14
Olá Mário Gomes,
Obrigado pelas suas palavras e pela sugestão que teremos em conta.
Cumprimentos
luis monteiro on 14 de Julho de 2012 às 18:31
Boa tarde.
Caro amigo Mário Gomes, apesar do seu post já ter alguns meses espero já ter encontrado a solução para a questão que o trouxe até este portal.
Contudo, irei dar-lhe algumas informações.
Para o corte de peças em cerâmica as mais comuns são:
através da máquina de corte de azulejo, onde a peça é cortada através de um diamante e posteriormente partida.
através de máquina eléctrica de corte de azulejo, por exemplo disco diamante (rectificadora), note que existem vários tipos de discos na gama do diamante. ou ainda através da máquina eléctrica de corte com água.
Depois existem as ferramentas de ladrilhador: pentes, turquesa, etc…
Qualquer questão que tenha, não hesite em partilhar.
Cumprimentos.
Luisberto on 19 de Março de 2013 às 10:46
Ola pessoal estive a navegar no vosso site é muito bom…EXCELENTEEE…nota 20!…
Sou estudante de arquitetura aqui em Angola e gosto muito de investigar sobre tcc – técnicas de const. civil…e esta excelente as vossas informações..valeu!
Domingos Lando Miguel on 9 de Abril de 2013 às 11:57
quero formula de calculo de mosaico