Projecto Manbtower: a entrevista
A equipa do Bricolage Total apresenta mais uma entrevista, neste caso, para divulgar um projecto de alunos do Ensino secundário, onde a capacidade “bricolágica” estará aliada aos conhecimentos técnicos.
Passemos então à entrevista que irá caracterizar o projecto em várias vertentes, bem como os seus autores:
Bricolage Total (BT): Quem são os autores do Projecto Manbtower?
ManbTower (MT): Somos um grupo de alunos do Curso de ciências e Tecnologias da Escola Quinta das Palmeiras, Covilhã. Estamos a trabalhar juntos no âmbito da disciplina Área de Projecto de 12º ano. O trabalho contempla as futuras profissões de cada elemento.
BT: E afinal em que consiste o Projecto Manbtower?
MT: Consiste em produzir uma maquete, o mais semelhante possível e sustentável do projecto original “Dynamic Tower” do arquitecto David Fisher.
BT: Como surgiu o nome “Manbtower”?
MT: Escolhemos este nome porque tivemos a ideia de dar as iniciais do apelido de cada um de nós para o nome da maquete. MANB não é nada mais do que as iniciais dos nossos apelidos Martins Alves Nave Batista.
BT: Como surgiu a ideia deste edifício do Dubai?
MT: Com a chegada ao 12º ano, surgiu a disciplina de Área de Projecto, e a nossa professora pediu que nos organizássemos em grupos. Depois de nos organizarmos pensámos num projecto que contemplasse as nossas futuras carreiras profissionais. Depois de alguma discussão achamos interessante desenvolver um projecto que é pioneiro nesta área de construção.
BT: Que materiais pensam utilizar para este projecto?
MT: Iremos utilizar Roofmate, acrílico, madeira, tubos de plástico, painel solar, relva artificial, motor de 1.5 volts ou de superior voltagem, baterias, leds (Ligth emission diode) entre outros que poderão ser utilizados mais tarde.
BT: Tendo em conta que um projecto envolve um conjunto de etapas, falem-nos um pouco do que já foi feito e do que falta ainda fazer.
MT: O projecto irá ser desenvolvido ao longo do ano lectivo, sendo dividido em duas partes, a parte teórica e uma parte prática. Para podermos desenvolver o projecto, tivemos que fazer um estudo aprofundado sobre cada material do projecto.
BT: Qual sentem que será o vosso maior desafio ao longo do projecto?
MT: O nosso maior desafio será colocar cada andar a ter o seu eixo, e a rodar independentemente dos outros andares.
BT: Que objectivos gostariam de concretizar com o projecto finalizado?
MT: Gostaríamos de participar em concursos e eventos que abordam este tema, uma vez que achamos que um projecto assim devia ser publicado e mostrado.
BT: Que mensagem final gostariam de deixar aos leitores do Bricolage Total?
MT: Agradecemos a todos os leitores o apoio demonstrado. Podem seguir o projecto no nosso site ou contribuir com ideias no tópico Projecto MANBTOWER.
Comentários
Deixe uma resposta.
Pode ter uma imagem junto ao seu comentário se tiver um gravatar!